O gênero Charadrius conta com seis espécies com ocorrência no Brasil, são aves chamadas genericamente por batuíras, são aves pernaltas de bicos curtos. Não entram na água mas vivem próximas dela. São espécies migratórias.
A batuíra-de-bando chega a medir até 18 centímetros de comprimento, com o alto da cabeça e partes superiores marrons, fronte, garganta, partes inferiores e colar brancos. Além disso, possuem o bico curto de base amarelada e pernas amarelas.
A batuíra-de-coleira mede cerca de 15 centímetros de comprimento. O nome popular refere-se provavelmente a uma coleira negra na parte mediana da plumagem. Aliás, visualmente, essa ave tem cores que pendem para o ferrugíneo nas partes superiores, sem branco na nuca. O bico é preto e as pernas, altas, são róseas-claras.
A batuíra-melodiosa Mede 18 centímetros de comprimento. Apresenta pernas amarelas, bico preto e plumagem cinza muito clara nas partes superiores e no peito, mas as partes inferiores são brancas. Consta que emite um canto melodioso, justificando o nome popular.
A batuíra-bicuda mede entre 17 e 20 centímetros de comprimento. São amarronzados na parte superior, possuem uma coleira fina, possuem a testa, as sobrancelhas e o papo branco e tem a parte inferior branca.
A batuíra-de-coleira-dupla mede 19 centímetros de comprimento. Pode ser facilmente reconhecida pelo duplo colar peitoral, que dá origem ao seu nome.
A batuíra-de-peito-tijolo mede cerca 19 cm de comprimento. É de cor parda, com faixa ou lista superciliar e abdômen brancos. Na plumagem nupcial tem peito avermelhado.